Tecnologias de impressão 3D

Entenda como funciona a impressão 3D

FDM

Fused Deposition Modeling

Esta é a tecnologia mais difundida no meio da impressão 3D. É bem simples, até mais do que parece. O material vem em forma de filamento (como se fosse uma linha plástica grossa em um grande carretel) que passa por um sistema que vai aquecendo esse plástico até que ele amoleça o suficiente para passar no bico extrusor, e quando encosta na mesa (plataforma na impressora que faz o suporte da impressão) ele começa a resfriar rapidamente e volta a endurecer, solidificando o seu objeto. É o bico extrusor que se move e vai garantir que material será posicionado no lugar exato, fazendo isso camada por camada até que o seu modelo se materialize!

SLA

Stereolithography

Neste tipo de tecnologia o material encontra-se em estado líquido em um pequeno reservatório. A impressora possui um laser de precisão que desenha camada por camada na superfície desse líquido, assim tornando-o sólido nos pontos exatos. A cada camada feita, o objeto vai "afundando" neste líquido até que seja feita a última camada, a partir daí sua peça "ressurge" e seu objeto está pronto!

SLS

Selective Laser Sintering

Nesta tecnologia o material (em forma de pó) é aplicado em uma mesa em camadas super finas e um potente laser funde esse pó, derretendo uma fina camada que se solidifica rapidamente, depois repassa as camadas deste material em pó e o procedimento é repetido novamente até a última camada. No final temos uma bandeja cheia deste material em pó e seu modelo encontra-se materializado lá dentro!

SDL

Selective Deposition Lamination

O material usado para essa tecnologia de impressão 3D é papel. Não, você não leu errado, é isso mesmo, PAPEL! Uma folha de papel é adicionado na mesa de impressão e uma fina camada de cola é aplicada somente onde será feito o objeto, então um laser corta o papel no formato desta primeira camada do objeto. Logo após, vem a próxima camada de papel e o processo se repete camada por camada até formar a sua peça.

DMLS

Direct Metal Laser Sintering

Esta tecnologia é muito parecida com a SLS, mas agora utiliza-se metais mais pesados e de elevada temperatura de fusão, como aço e titânio, por exemplo. O material também está em formato de pó e é sinterizado e solidificado por um feixe de laser super potente que se move sobre o reservatório cheio de pó, fazendo assim uma camada sólida do modelo. Depois de cada passagem do laser, uma nova camada de pó é aplicada, até que todas as fatias estejam solidificadas e seu modelo materializado.

EBM

Electronic Beam Melting

Este processo de impressão é bem parecido com o DMLS, porém é muito mais avançado em termos tecnológicos, podendo produzir peças com 100% de densidade e suas propriedades materiais são muito melhores do que os metais fundidos. Ela não utiliza o laser como na DMLS, possui um feixe de elétrons que derrete as finas camadas de pó de metal camada por camada, em um sistema isolado que mantém o material sob vácuo, até atingir a fusão completa do pó de metal. Por ser a tecnologia de impressão mais avançada, é usada por grandes empresas do meio automobilístico, medicina, aviação e até espacial!

Fazendo o upload do arquivo, por favor aguarde...